: (11) 9.9447-0658

: Clique aqui e saiba como fazer parte de Nossa Equipe
 
Treinamento Personalizado
 

Treinamento Personalizado

O que é?

Caracteriza-se por oferecer um trabalho exclusivo, totalmente individualizado ao aluno, otimizando suas recomendações, objetivos e resultados. É indicado para aqueles que procuram uma melhor qualidade de vida, estética, performance ou reabilitação. É elaborado de acordo com as características pessoais do aluno, levando em consideração seus limites e potencialidades, seu biotipo, perfil psicológico e social.


Nosso Trabalho

Seguindo os princípios do treinamento personalizado, a “Equipe Saúde pra Mover” não limita-se apenas ao trabalho de fitness, o treinamento personalizado que oferecemos é um trabalho conjunto com a fisiologia do exercício, a nutrição, a medicina esportiva e a fisioterapia, podendo afirmar que muitas patologias (doenças cardíacas, diabetes, dislipidemias, obesidade) ou restrições físicas (recuperação pós-traumática ou pós-cirúrgica) podem ser reabilitadas através da atividade física personalizada. Além disso, a melhor compreensão acerca das deficiências (físicas, visuais, intelectuais ou associadas) com seus acometimentos, pode ser atenuada com este tipo de trabalho. Seguindo estes preceitos, o treinamento personalizado oferecido aos condomínios pela “Equipe Saúde pra Mover” é categorizado pelos seguintes grupos: crianças e jovens, adultos, idosos, gestantes, pós-cirúrgicos e pessoas com deficiência(s).

Contudo, visando o bem estar global do aluno e suas conquistas dentro da proposta do treinamento personalizado, é oferecido ao mesmo o constante acompanhamento de avaliações físicas e sistêmicas, expressos em indicativos importantes e essenciais ao planejamento do programa individualizado.


Crianças e Jovens

O treinamento personalizado para crianças corresponde a faixa etária de 6 a 11 anos, com atividades lúdicas que envolvem condicionamento físico, esportes e natação. Neste trabalho é essencial promover à criança o máximo de experiências motoras, com pouca especificidade, promovendo a esta um rico repertório motor para possibilidades futuras. Além disso, estima-se nesta fase promover a consciência a um estilo de vida saudável, combatendo especialmente a obesidade infantil e as doenças associadas.

Para os jovens, o treinamento personalizado corresponde a faixa etária de 12 a 15 anos, com atividades direcionadas e específicas, que envolvem mudanças de ambientes e estratégias contemplados no condicionamento físico, esportes e natação. Aproveitando o período maturacional desta faixa etária, o foco principal é que o jovem possa beneficiar-se da participação em programas de treinamento de força, promovendo o aumento da força e potência musculares, resistência muscular localizada, diminuição de lesões nos esportes e atividades recreativas para divertimento.


Adulto

Aos adultos, o treinamento personalizado é oferecido à faixa etária de 16 a 59 anos, com atividades que envolvem especialmente o ganho de força muscular, expressos através de programas que contemplam o ganho de peso (hipertrofia muscular), a perda de peso (eliminação de gordura corporal), condicionamento físico para os esportes e melhoria da disposição física nas Atividades de Vida Diária (AVDs). A este grupo também é oferecido um conteúdo educacional acerca da prevenção de doenças sistêmicas causadas pelo sedentarismo, em busca de um estilo de vida saudável expresso em atividade física diária, alimentação adequada e diminuição dos níveis de stress do dia-a-dia. Para comodidade e estímulo constante ao aluno adulto, este programa oferece ajustes de atividades e periodizações específicas a cada pessoa, levando em consideração suas atividades laborais e estudantis, ou seja, mesmo com tempo reduzido e disciplina é possível buscar uma melhor qualidade de vida.


Idosos

O treinamento personalizado para idosos corresponde a faixa etária a partir dos 60 anos. O envelhecimento é um processo degenerativo e contínuo, um período em que ocorre a diminuição do metabolismo, a diminuição na produção de tecidos, além da perda de capacidades motoras e cognitivas. Com a atividade física bem aplicada, esses processos podem ser retardados, diminuídos ou até mesmo recuperados. O programa de treinamento personalizado para idosos visa melhorar a capacidade funcional dos alunos, através da combinação e sistematização de exercícios de força, aeróbios, de equilíbrio, de resistência, de flexibilidade, de agilidade e exercícios que trabalham elementos e gestos esportivos, além de atividades especiais.


Gestantes

Desde que liberado pelo médico ginecologista que acompanha a gestação, a atividade física para mulheres em gestação é de grande importância para a saúde da mãe e do bebê.

Geralmente recomendada pelo médico após a 12ª semana de gestação, os benefícios da atividade física para a futura mamãe vão muito além da boa forma física no pós-parto: ajudam a prevenir problemas como a depressão, hipertensão e diabetes gestacional; melhoram o condicionamento físico; enrijecem a musculatura para facilitar o trabalho de parto; evitam o ganho excessivo de peso; aumenta a sudorese, o que diretamente diminui os inchaços; além de promover a melhoria da flexibilidade corporal, ajudando a evitar dores na região da coluna lombar (peso da barriga).

Durante a gravidez, a gestante perde um pouco do condicionamento físico, o que tende a ficar mais acentuado com o passar dos meses, pois é como se o seu organismo estivesse trabalhando em jornada dupla (para a futura mamãe e para o bebê).

Sendo assim, o treinamento personalizado da “Equipe Saúde pra Mover” para mulheres gestantes visa realizar exercícios físicos para recuperar e/ou manter e/ou promover o bom condicionamento físico, a melhoria da postura, a atenuação das dores gestacionais e a prevenção contra o diabetes gestacional. Contudo, espera-se que a gestante encontre seu bem-estar e melhore seu sono (aumento das endorfinas que elevam a sensação de prazer), além de ser uma ótima oportunidade de criar um momento do dia que a futura mamãe reserva para cuidar de si mesma e do seu bebê.


Pós-Cirúrgicos

O treinamento personalizado aos alunos pós-cirúrgicos é destinado a qualquer faixa etária, comportando crianças, jovens, adultos e idosos. O rigoroso tratamento depois da cirurgia, expresso em medicações, fisioterapias e em alguns casos dietas alimentares restritivas, muitas vezes levam estas pessoas a tornarem-se resistentes às atividades físicas, e às vezes, até mesmo desistir da prática destas. Este quadro “desanimador” melhora a partir do momento que os pacientes conseguem incorporar a atividade física regular ao tratamento, impactando diretamente no aumento dos índices de qualidade de vida. A importância da realização de atividades físicas no tratamento posterior às cirurgias é essencial para o pleno restabelecimento objetivado pela cirurgia e até mesmo pela adequação sistêmica do organismo. Para a eficácia da cirurgia, é necessário um acompanhamento nutricional adequado associado à prática de atividades físicas pensadas de acordo com a saúde de cada paciente, ou seja, um programa de treinamento personalizado que atenda de maneira segura e eficiente às necessidades do paciente/aluno. Neste sentido, considerando os diversos tipos de cirurgias (neurológicas, ortopédicas, vasculares, cardíacas, transplantes, bariátricas, estéticas, gerais, etc), destacamos neste grupo a grande necessidade de reabilitação, expressa no ganho de mobilidade, força, postura, flexibilidade, agilidade, tempo de reação e, sobretudo, a autoconfiança na recuperação das Atividades de Vida Diária (AVDs) e laborais.


Pessoas com Deficiência(s)

Quando a “Equipe Saúde pra Mover” define em seu slogan “Atividades Físicas e Esportes para todos”, ela sem dúvida engloba também as pessoas com deficiências ou necessidades especiais. A prática de atividades físicas é de grande eficácia para a promoção da saúde e bem-estar, não diferente para pessoas com deficiência(s). Independentemente da modalidade escolhida, é essencial promover ao aluno especial algo que este goste e que dê prazer ao realizá-lo. O treinamento personalizado a este grupo deve ser capaz de estimular a independência e autonomia; melhorar a socialização com as pessoas de diversos grupos; melhorar a auto-valorização, a auto-estima e a auto-imagem; melhorar as funções organo-funcionais (aparelho circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor); melhorar a força e resistência muscular global; melhorar o equilíbrio estático e dinâmico; desenvolver habilidades motoras e funcionais para melhor realização das Atividades de Vida Diária (AVDs); aprimorar a coordenação motora global; superar situações de frustração e experimentar possibilidades, potencialidades e limites.

Compreendendo e respeitando a diversidade, a proposta do treinamento personalizado à pessoa com deficiência é desenvolver um plano de atividades físicas e esportivas, de maneira desafiadora e libertadora. Para nós da “Equipe Saúde pra Mover”, uma oportunidade singular de compartilhar momentos de alegrias e conquistas. Para este grupo estão definidas atividades que englobam as deficiências físicas, sensoriais (visual e auditiva), intelectuais ou estas associadas.