: (11) 9.9447-0658

: Clique aqui e saiba como fazer parte de Nossa Equipe
 
Empresas
 

Empresas

A Organização Mundial da Saúde afirma que a saúde de um indivíduo não é apenas caracterizada pela ausência de doenças, mas também pelo completo bem-estar físico, intelectual e social. Levando em consideração isto, a Equipe Saúde pra Mover pretende conscientizar o trabalhador de que ele precisa levar uma vida mais saudável em todos os aspectos, conscientizando também os diretores da empresa de que um funcionário motivado e valorizado possuirá maior produtividade.

A falta de qualidade de vida no trabalho acaba gerando consequências negativas tanto na vida profissional como familiar do funcionário. Para evitar que o funcionário fique desmotivado e consequentemente não produza o quanto fora necessário, é preciso haver uma política de trabalho que busque o bem-estar deste, e isso comprovadamente pode ser alcançado com alguns minutos de atividades físicas, os quais o proporcionará momentos de distração ao mesmo tempo em que preparará o seu corpo para suas atividades laborais.

A Equipe Saúde pra Mover incentivará a prática de atividade física para o funcionário durante e fora do expediente, promoverá campanhas de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças (hipertensão, obesidade, diabetes, câncer, etc). Poderá instalar um centro de lazer dentro da empresa caso a diretoria ache necessário e adequado, formando grupos de corrida, os quais poderão representar a empresa nas mais diversas competições, provas e demais eventos esportivos. É possível também utilizar a ginástica laboral como forma de promover uma melhor execução do trabalho. Os resultados serão apresentados através de relatórios e gráficos periódicos, que informarão a média de frequência nas atividades por setor, as principais queixas de saúde dos colaboradores e resultados de testes propostos no decorrer do projeto.

A Equipe Saúde pra Mover tem como objetivo proporcionar uma melhora geral da saúde dos funcionários e dos empresários, através de exercícios físicos, palestras e eventos esportivos. Dentre os trabalhos a serem realizados está a qualificação de alguns funcionários da empresa (área de recursos humanos, serviço social, saúde e voluntários), os agentes multiplicadores, para ministrarem as aulas elaboradas pelos profissionais de educação física. Além disso, pretende-se estimular a prática de exercícios físicos por parte dos funcionários tanto dentro como fora da empresa; prevenir a fadiga muscular e as DORTs; diminuir os acidentes de trabalho; corrigir vícios posturais; e melhorar a flexibilidade e a mobilidade articular.

O projeto pretende interferir na saúde física, emocional e social dos funcionários, estimulando assim a mudança de atitudes por parte deles através de orientações e exercícios, os quais poderão ser utilizados por eles fora do horário de trabalho. Os objetivos serão atingidos através da análise e da observação dos trabalhadores e dos seus locais de trabalho, buscando melhorar a ergonomia do local para que o trabalho seja feito com mais qualidade e para que o trabalhador não sofra com problemas musculares e lesões ocupacionais. Além disso a empresa pode aumentar sua produtividade e destacar-se no mercado como promotora de saúde.

Atividades a serem desenvolvidas

Clube da Corrida e caminhada

A corrida de rua tornou-se uma das modalidades esportivas mais realizadas em nosso país hoje, onde percebemos o aumento das diferentes provas crescendo com o número de adeptos e praticantes. Dessa forma, a proposta do Clube da Corrida visa inserir o funcionário nesta prática, com orientações e acompanhamentos, fornecendo programas e métodos de treinamentos de acordo com os tipos de provas e necessidades individuais, com aulas internas e/ou externas (praças, parques ou arredores da empresa). A proposta do clube da corrida e caminhada aos funcionários é promover esta preparação, de maneira confortável, prazerosa, responsável e gradativa, valorizando os potenciais de cada pessoa, bem como o respeito às respectivas particularidades e limites pessoais.

Feira da Saúde

» Palestras sobre saúde, condicionamento físico, nutrição, postura, controle de estresse, entre outras;
» Avaliação física;
» Dicas para evitar LERs / DORT;
» SIPAT e controle de riscos;
» Terapias alternativas (Yoga, quick massage, relaxamento, técnicas de respiração).

Projetos e eventos esportivos

» Projeto esporte na empresa;
» Projeto pais e filhos;
» Treinamentos esportivos;
» Torneios esportivos aos finais de semana;
» Futebol de rua;
» Datas comemorativas;
» Passeios ecológicos com a família e fora da cidade.

Ginástica Laboral

» Consciência corporal;
» Massagem;
» Atividades físicas com materiais alternativos;
» Alongamento coletivo;
» Atividades lúdicas.

Jogos cooperativos

Os Jogos cooperativos são atividades físicas que buscam a integração entre as pessoas.

Programas educativos

» Ergonomia (implementação de todos os tipos de melhoria das condições de trabalho);
» Atividades de reciclagem;
» Campanhas de doação de sangue, vacinação, anti-tabagismo.

Divulgação do Projeto e de informações

Antes de implantar um programa de qualidade de vida é necessário entender as necessidades e problemas de saúde dos funcionários. Isto é feito através de questionários que indicarão a jornada de trabalho, o nível de estresse, os horários de maior fadiga, o tipo de movimento exigido do trabalhador, fatores estressantes, dentre outros. A aplicação do questionário é feita através de uma palestra de no máximo 10 minutos, onde será explicado o tipo de trabalho a ser executado no local.
A cada 6 meses é feita uma reavaliação para constatarmos se o programa está trazendo melhoras ou não.