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Correr e Caminhar
 

Correr e Caminhar

O que é?

A Corrida é um esporte baseado na velocidade de deslocamento ou resistência física. Os competidores tentam percorrer uma determinada distância no menor período de tempo. Na corrida, usa-se capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio.

A Caminhada é uma aceleração do ato natural de andar. Trata-se de uma atividade física aeróbica, ritmada, utilizada geralmente como meio de preservação da saúde e/ou peso corporal. Possui baixo custo, exige poucos equipamentos, não envolve grandes riscos e possui intensidade facilmente controlada. É uma excelente alternativa às pessoas não adeptas a esportes ou outras atividades físicas.

Tanto a caminhada quanto a corrida são práticas muito atraentes, tanto pelos benefícios à saúde, quanto pelo simples prazer da prática. As realidades de quem caminha ou corre são diversas: caminhar ou correr para manutenção da saúde, por orientações médicas, para melhorar o condicionamento físico, para participarem de uma determinada prova ou, simplesmente, pelo prazer para com a prática.

Caminhando ou correndo, vale lembrar que é importante para o participante, especialmente o iniciante, buscar orientação profissional. Para este caso, especificamente um médico, que irá verificar fatores globais da saúde que indiquem ou contra indiquem a prática, e um profissional de Educação Física, que orientará a caminhada ou corrida com planejamentos de treinos (periodizações), com seus volumes e intensidades delimitados com segurança.

Seja qual for o tipo de participante que é ou deseja se tornar, há um lugar para você nesta “tribo”.


 

Correr com Amigos

Corra com amigos

É notório que a formação de grupos de corridas está em constante crescimento.

Algumas pessoas procuram formar grupos para começar a correr, e eis a questão: Por que correr ou caminhar em grupo? Porque sempre é bom o incentivo de outras pessoas. Estas estreitam sua relação e passam a sentirem bem com elas próprias, o que torna mais difícil a desistência.

Para especialistas, correr com amigos tende a ser mais benéfico que sozinho, pois cria laços de amizade, mantém a perseverança e gera uma competição saudável.

Fazer parte de um grupo de corrida protege o corredor de ficar desanimado. Os elogios que são ditos durantes os treinos servem de estímulos para continuar e melhorar a autoestima. Por isso sempre que um corredor está infeliz com o resultado do treino, outros integrantes do grupo ajudam-no a não desistir e melhorar o seu resultado, estimulando-o a continuar e tentar o seu objetivo.

É comum que o desempenho de uma pessoa se sobressaia. O restante do grupo ao perceber que essa pessoa consegue atingir seus objetivos, os mesmos ficam motivados a alcançar o mesmo resultado. Os treinos se tornam mais eficientes quando os corredores estão comprometidos a atingir a meta estipulada.

Uma das características de um grupo de corrida é que os participantes levam os treinos mais seriamente àqueles que correm sozinhos. Quando marcam um dia pra correr raramente faltam, pois sabem que existe alguém esperando pra corre com ele. Conseguir alcançar uma meta estipulada traz um sentimento de superação. Este efeito é bem maior quando é alcançado em grupo. As pessoas olham para trás e percebem todo esforço que fizeram juntos para conseguir alcançar o objetivo.

A corrida em grupo pode ser um meio de estreitar as relações familiares. Hoje em dia é muito comum que pais e filhos não tenham muito tempo para estarem juntos, e é difícil encontrar uma atividade que possa ser feita por todas as idades, e agradar todos os gostos. Por isso muitas famílias formam grupos pequenos de corrida para fazer atividade conjunta.

Correr em grupo aumenta o circulo social, pois apesar da corrida ser um desporto que precisa de disciplina, é uma modalidade que não precisa de muito tempo ou despesas para ser praticada, ou seja, as classes sociais se misturam facilmente, já que a prática pode ser feito na rua ou em parques, bastando usar roupas confortáveis e um tênis de boa qualidade, pois isso ajuda no desempenho e evita futuros problemas. Fora isso, correr ao ar livre pode ser muito relaxante.

É importante focar-se num objetivo dentro do grupo. Caso um integrante escolha um parceiro, é interessante procurar encontrar uma pessoa que tenha os mesmos níveis e condições físicas que este. Quanto maior o grupo, mais níveis diferentes de condicionamento ele terá. Dessa forma, sempre terá alguém no ritmo ideal para acompanhar.

Correr em grupo é importante para incentivar mutuamente a atingir objetivos ou limites, superando obstáculos e promovendo o orgulho do talento, a alegria, a satisfação e o interesse pela corrida ou caminhada.


Benefícios

A prática de caminhada e da corrida estão entre os exercícios básicos que ajudam a manter a saúde física e a controlar o peso corporal. Porém, a garantia dos resultados vai depender das condições atuais do praticante: se já possui um histórico de exercícios ou se é um iniciante, como se alimenta e se dorme suficientemente para a recuperação física. O nível de condicionamento físico, tal como as preferências pessoais por caminhada ou corrida são fatores importantes quando se trata de saúde.

Dentre os principais benefícios da corrida e caminhada podemos citar:

» Despertar nas pessoas o gosto pela adoção de um estilo de vida saudável, expresso na prática da corrida ou caminhada para todos;
» Potencializar os bons laços de convivência em grupo, procurando melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos;
» Disseminar a importância da atividade física em forma de corrida e caminhada como elementos promotores de alegria, saúde física, intelectual e social;
» Desmistificar as relações de gêneros entre crianças, jovens, adultos e idosos;
» Aproximar e compor parcerias entre os participantes, estimulando-os mutuamente;
» Fortalecer as relações entre os participantes, de maneira a incluir todas as pessoas em suas diversidades;
» Promover a cooperação, o desafio e a superação como elementos promotores da “EMOÇÃO”;
» Integrar os participantes em circuitos de corridas e caminhadas;
» Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
» Regula os níveis do colesterol;
» Combate a ansiedade, a depressão, a osteoporose, a artrose, os A.V.Es (Acidentes Vasculares Encefálicos), o câncer de intestino, o diabetes, a hipertensão, a obesidade, e outros;
» Manter o bom funcionamento de diferentes sistemas do organismo;
» Reduz o peso (gordura corporal), ativa a circulação sanguínea, aumenta a massa muscular e eleva o condicionamento físico;
» Quando se faz a corrida, a pessoa acaba acelerando o sistema respiratório, que por sua vez estimula o coração, a levar maior quantidade de oxigênio para os músculos;
» A caminhada auxilia no aumento da coordenação motora, pois o cérebro é estimulado constantemente, facilitando assim atividades cognitivas;
» Provoca sensações de bem estar, por causa da liberação de endorfinas.


 

Dicas

Dicas

Para iniciar uma caminhada ou corrida é importante preparar-se minimamente.

Seguem algumas dicas:

» Realizar uma avaliação médica;
» Utilizar roupas leves e calçados adequados;
» Não correr ou caminhar em jejum! Deve estar bem alimentado;
» Hidratar-se antes, durante e depois da corrida ou caminhada;
» Alongar-se antes e depois da atividade;
» Seguir as orientações de um professor de Educação Física;
» Iniciar a atividade de maneira leve e posteriormente moderada;
» Utilize a caminhada sempre que necessário, pois, no início, é comum não conseguir correr de forma contínua. Por isso, ande sempre que sentir que faltou fôlego para continuar.
» Não cessar a atividade bruscamente, desacelerar e diminuir o ritmo é de grande importância;
» Respeite sua idade e condições físicas;
» Respeite seu descanso: é durante o período de descanso que o corpo se adapta e permite o ganho dos tão sonhados benefícios, como a perda de peso, por exemplo.
» Correr leve nos primeiros treinos é essencial para ganhar condicionamento gradualmente. Ou seja, não siga em alta velocidade logo no princípio. Se fizer isso, será muito fácil perder o fôlego e desanimar com os resultados.
» Praticar pelo menos de 4 a 5 vezes por semana, com 30min de duração;
» Utilizar um frequencímetro (se possível);
» Adaptar a corrida ou caminhada à quaisquer diversidades físicas ou intelectuais;
» Não fume e não consuma bebidas alcoólicas;
» Evite o sol intenso e utilize protetor solar.