: (11) 9.9447-0658

: Clique aqui e saiba como fazer parte de Nossa Equipe
 
Artigos
 

Osteoporose e Exercício

Fonte: Colégio Americano de Medicina Esportiva

Quando a força é aplicada ao osso, ele curva-se ou é temporariamente deformado. O quanto a deformação é medida como tensão depende da magnitude e da direção da força, distância do ponto de aplicação da força à axis do arqueamento (braço de alavanca) e o momento da inércia do osso. A regulação da força óssea é uma função das forças mecânicas ou sobrecargas em que os respectivos ossos do esqueleto são expostos.

ler mais...

Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde

Fonte: Rev Bras Med Esport _ Vol. 2, Nº 4 – Out/Dez, 1996

A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física. O sedentarismo é condição indesejável e representa risco para a saúde. Este documento, elaborado por médicos especialistas em exercício e esporte, baseia-se em conceitos científicos e na prática clínica, destinando-se à população de indivíduos aparentemente sadios.

ler mais...

Presença de fatores de risco de doenças cardiovasculares e de lesões em praticantes de corrida de rua

Fonte: Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2013 Jan-Mar

As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelo alto índice de mortalidade no Brasil. Segundo o Datasus, ao longo de um ano (março de 2009 a março de 2010), houve no país um total de 425.047mil óbitos, dentre os quais 21% foram ocasionadas por doenças do aparelho circulatório1. Estas doenças são agravadas se associadas aos fatores de risco como sedentarismo, tabagismo, obesidade e alimentação inadequada.

ler mais...

Tipo físico ideal e satisfação com a imagem corporal de praticantes de caminhada

Fonte: Rev Bras Med Esporte _ Vol. 11, Nº 3 – Mai/Jun, 2005

A mídia, a família e os amigos condicionam os indivíduos a se exercitar, a cuidar de seus corpos, direcionando-os a desejos, hábitos, cuidados e descontentamentos com a aparência visual do corpo. A imagem corporal é uma construção multidimensional que descreve amplamente as representações internas da estrutura corporal e da aparência física, em relação a nós mesmos e aos outros.

ler mais...

Transição caminhada-corrida: considerações fisiológicas e perspectivas para estudos futuros

Fonte: Rev Bras Med Esporte _ Vol. 7, Nº 6 – Nov/Dez, 2001

O interesse na fisiologia do exercício tem aumentado nas últimas décadas. As razões para isso, talvez, envolvam a publicação e divulgação de estudos científicos em número cada vez maior de revistas científicas especializadas. Outro aspecto diz respeito ao crescimento do interesse acerca do exercício associado à promoção da saúde, fato traduzido pelo grande número de pesquisas de cunho experimental e epidemiológico publicadas nas últimas décadas. Podese, ainda, destacar a redução dos custos do instrumental destinado à coleta e análise de dados, bem como a grande disseminação dos laboratórios de fisiologia do exercício em universidades, entidades desportivas, centros de saúde e clínicas especializadas.

ler mais...