: (11) 9.9447-0658

: Clique aqui e saiba como fazer parte de Nossa Equipe
 
Artigos
 

Estratégias de Reposição Hídrica: Revisão e Recomendações Aplicadas

Fonte: Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 12(2): 219-27, jul./dez. 1998

Grande atenção tem-se dado às estratégias de reidratação durante e após a atividade física, como forma de manter os líquidos corporais. Quando discutimos a necessidade de repor as perdas hídricas associadas à atividade física, buscamos, em última análise, formas de prolongar ou manter pelo maior tempo possível o rendimento do indivíduo.

ler mais...

Exercício de Resistência Muscular e Osteoporose em Idosos

Fonte: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2007, 6 (3): 79-86

Sabe-se que a população de idosos esta cada vez maior, e que as alterações ocasionadas pelo envelhecimento são inevitáveis, porém, com o avanço da medicina preventiva e curativa, essas mudanças podem ser diminuídas ou retardadas. A Organização Mundial de Saúde define como idoso aquelas pessoas com 60 anos ou mais para os paises em desenvolvimento e 65 anos ou mais para os paises desenvolvidos.

ler mais...

Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso, São Paulo

Fonte: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(3):793-798, mai-jun, 2003

Com o envelhecimento populacional, temos um aumento da prevalência de doenças crônicas e incapacitantes e uma mudança de paradigma na saúde pública. As doenças diagnosticadas num indivíduo idoso geralmente não admitem cura e, se não forem devidamente tratadas e acompanhadas ao longo dos anos, tendem a apresentar complicações e seqüelas que comprometem a independência e a autonomia do paciente.

ler mais...

Fatores motivacionais de adesão a grupos de corrida

Fonte: Motriz, Rio Claro, v.14 n.2 p.108-114, abr./jun. 2008

Os exercícios aeróbios, incluindo a corrida, têm sido considerados como um importante componente de estilo de vida saudável. Recentemente, esta opinião tem sido reforçada por novas evidências científicas vinculando o exercício aeróbio regular com uma série de benefícios tais como: diminuição na concentração de triglicerídeos (TG), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e do colesterol total (CT) (SCHAAN et al., 2004), resistência à insulina (TIROSCH, 2005), massa corporal (MOUGIOS, 2006), índice de massa corporal (KAY et al., 2006) com concomitante aumento nos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), massa corporal magra (COELHO et al., 2005) e taxa metabólica basal (CAMBRI et al., 2006).

ler mais...

Nutrição Balanceada dispensa uso de Suplementos Alimentares

Fonte: Revista de Educação Física

A proteína tem sido muito enfatizada na alimentação. O comércio tem apresentado aminoácidos milagrosos que atuariam na hipertrofia muscular e ao mesmo tempo possuiriam um alto valor energético. Dissertamos sobre metabolismo, termo tão falado atualmente mas não tão bem entendido. Conheça os aspectos relativos à boa nutrição, os nutrientes principais e a grande importância dos hidratos de carbono na composição da alimentação.

ler mais...