: (11) 9.9447-0658

: Clique aqui e saiba como fazer parte de Nossa Equipe
 
Artigos
 

Corrida ou Dieta?

Fonte: Decifrando o genoma: a corrida para desvendar o DNA humano São Paulo, Companhia das Letras, maio-ago. 2003

Adivulgação oficial, em junho de 2000, do primeiro ‘rascunho’ completo da cadeia de DNA humana constitui o mote central da argumentação de Kevin Davies em seu Decifrando o genoma. Em torno desse evento tão explorado pela mídia, controverso no meio científico e polêmico entre a opinião pública, cabem as apreciações do autor sobre a história dos estudos em genética. Ao mesmo tempo, ele expõe o campo de atuação da engenharia genética moderna e especula acerca de suas futuras conquistas.

ler mais...

Efeitos do Exercício sobre a incidência e desenvolvimento do Câncer

Fonte: Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 11(2):142-47, jul./dez. 1997

O câncer é uma doença responsável por milhões de mortes anualmente no mundo. Diversos estudos realizados em animais e em seres humanos sugerem que a prática de exercícios pode estar relacionada a redução da incidência dessa doença. O objetivo desse trabalho foi revisar a literatura sobre os efeitos do exercício de diferentes intensidades sobre o surgimento e o desenvolvimento do câncer.

ler mais...

Envelhecimento Ativo: da intenção à ação

Fonte: William S. Smethurst

O envelhecimento globalizado pode ser considerado uma das maiores conquistas da humanidade. Em um certo sentido, todo o desenvolvimento cultural ao longo da história teve em perspectiva o prolongamento da vida; conferir-lhe sentido e dignidade se constitui em um dos maiores desafios de nossos dias. Ainda nas primeiras décadas deste século, tal fenômeno imporá exigências econômicas e sociais em escala mundial.

ler mais...

Equilíbrio, Coordenação e Agilidade de Idosos Submetidos à Prática de Exercícios Físicos Resistidos

Fonte: Rev Bras Med Esporte – Vol. 14, No 2 – Mar/Abr, 2008

O equilíbrio é um processo complexo que depende da integração da visão, da sensação vestibular e periférica, dos comandos centrais e respostas neuromusculares e, particularmente, da força muscular e do tempo de reação. Um declínio da função relacionado à idade pode ser demonstrado em todas as partes desses sistemas tendo como resultado o fato de que um terço da população acima de 65 anos sofrem quedas a cada ano

ler mais...

Estratégia de Corrida em Média e Longa Distância: como ocorrem os ajustes de velocidade ao longo da prova?

Fonte: Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.351-63, abr./jun. 2012

A estratégia de corrida tem sido apontada como um fator decisivo para o sucesso do atleta. Durante corridas de média e longa duração, a melhor estratégia será aquela capaz de poupar as “reservas fi siológicas”, permitindo ao atleta terminar a prova no menor tempo possível. O controle da estratégia de corrida parece ser infl uenciado por fatores fi siológicos e psicológicos, que são ajustados constantemente durante a corrida, permitindo ao atleta determinar a intensidade do esforço.

ler mais...